O Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra (ITAP) já tem abertas as matrículas, através do Portal das Matrículas, para o próximo ano letivo.
O ITAP, gerido por uma empresa municipal, é uma escola, criada em 1990, vocacionada para jovens que procuram um curso profissional em diversas áreas e tem como objetivos principais a educação e a formação de jovens, preparando-os também como cidadãos.
As matrículas já estão abertas para o próximo ano letivo no ITAP através do Portal das Matrículas (www.portaldasmatriculas.edu.gov.pt). A oferta formativa inclui opções para o nível secundário e cursos de educação e formação para a conclusão do 3º ciclo do ensino básico (9º ano).
Para a obtenção do nível secundário têm à disposição os cursos profissionais de Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade (Área de Marketing e Publicidade), Técnico de Multimédia (Área de Audiovisual e Produção dos Media), Animador Sociocultural (Área de Trabalho Social e Orientação) e Técnico Comercial (Área do Comércio).
Relativamente aos cursos de educação e formação para a conclusão do 3º ciclo do ensino básico a oferta passa pelos cursos de Mecânico de Automóveis, com a duração de dois anos letivos, e de Fotografia, com a duração de um ano letivo. Os destinatários destes cursos são alunos a partir dos 15 anos de idade, com aproveitamento no 6º ano de escolaridade (para os cursos com a duração de dois anos) ou com aproveitamento no 8º ano de escolaridade (para os cursos com a duração de um ano), que optem por um ensino mais prático.
Estas opções para a conclusão da escolaridade obrigatória, através de um percurso mais flexível e ajustada ao mercado de trabalho, contam com vários apoios, designadamente através de bolsa de material de estudo e da atribuição de subsídios de alimentação, de transporte e de alojamento.
No próximo ano letivo, vai continuar a haver a possibilidade de participação no Programa Erasmus+, que promove estágios internacionais e é financiado por fundos europeus. Este programa visa, segundo a Agência Nacional Erasmus+, “desenvolver a Europa do conhecimento”, “internacionalizar” e “apoiar o crescimento inteligente”. O ITAP, no seu projeto educativo, integra esta dimensão europeia e de promoção de oportunidades para os alunos, procurando contribuir para a igualdade de oportunidades, reconhecimento de competências e qualificações no âmbito europeu, valorização pessoal e de alguma forma mitigar as assimetrias nacionais e europeias do emprego dos jovens.
O ITAP estabeleceu uma relação privilegiada com as empresas e demais entidades do tecido económico-social e cultural da região, que anualmente colaboram com a escola e contribuem para a qualidade da formação dos alunos, quer como entidades de acolhimento dos alunos em estágio curricular, quer no desenvolvimento de outras atividades de interesse mútuo.
Comentários