top of page

Oferta Formativa ITAP 2021/2022

Atualizado: 25 de jun. de 2021

O Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra (ITAP) já tem abertas as matrículas, através do Portal das Matrículas, para o próximo ano letivo.


O ITAP, gerido por uma empresa municipal, é uma escola, criada em 1990, vocacionada para jovens que procuram um curso profissional em diversas áreas e tem como objetivos principais a educação e a formação de jovens, preparando-os também como cidadãos.


As matrículas já estão abertas para o próximo ano letivo no ITAP através do Portal das Matrículas (www.portaldasmatriculas.edu.gov.pt). A oferta formativa inclui opções para o nível secundário e cursos de educação e formação para a conclusão do 3º ciclo do ensino básico (9º ano).


Para a obtenção do nível secundário têm à disposição os cursos profissionais de Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade (Área de Marketing e Publicidade), Técnico de Multimédia (Área de Audiovisual e Produção dos Media), Animador Sociocultural (Área de Trabalho Social e Orientação) e Técnico Comercial (Área do Comércio).


Relativamente aos cursos de educação e formação para a conclusão do 3º ciclo do ensino básico a oferta passa pelos cursos de Mecânico de Automóveis, com a duração de dois anos letivos, e de Fotografia, com a duração de um ano letivo. Os destinatários destes cursos são alunos a partir dos 15 anos de idade, com aproveitamento no 6º ano de escolaridade (para os cursos com a duração de dois anos) ou com aproveitamento no 8º ano de escolaridade (para os cursos com a duração de um ano), que optem por um ensino mais prático.


Estas opções para a conclusão da escolaridade obrigatória, através de um percurso mais flexível e ajustada ao mercado de trabalho, contam com vários apoios, designadamente através de bolsa de material de estudo e da atribuição de subsídios de alimentação, de transporte e de alojamento.


No próximo ano letivo, vai continuar a haver a possibilidade de participação no Programa Erasmus+, que promove estágios internacionais e é financiado por fundos europeus. Este programa visa, segundo a Agência Nacional Erasmus+, “desenvolver a Europa do conhecimento”, “internacionalizar” e “apoiar o crescimento inteligente”. O ITAP, no seu projeto educativo, integra esta dimensão europeia e de promoção de oportunidades para os alunos, procurando contribuir para a igualdade de oportunidades, reconhecimento de competências e qualificações no âmbito europeu, valorização pessoal e de alguma forma mitigar as assimetrias nacionais e europeias do emprego dos jovens.


O ITAP estabeleceu uma relação privilegiada com as empresas e demais entidades do tecido económico-social e cultural da região, que anualmente colaboram com a escola e contribuem para a qualidade da formação dos alunos, quer como entidades de acolhimento dos alunos em estágio curricular, quer no desenvolvimento de outras atividades de interesse mútuo.

570 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page