multimédia_logo.png
MULTIMÉDIA
PERFIL PROFISSIONAL

O que faz?


1. Criar e tratar sons e imagens, fixas e animadas, para incorporar em produtos multimédia, utilizando programas informáticos específicos. 2. Desenvolver animações a 2 e 3 dimensões (2D e 3D) através de processos de modelagem e rendering, utilizando as ferramentas informáticas adequadas. 3. Captar e editar imagens animadas em plataforma digital, utilizando o equipamento e software adequados, tendo em conta o projeto de vídeo a desenvolver. 4.Captar e editar som em plataforma digital, utilizando o equipamento, software e fontes sonoras pré­gravadas apropriados, tendo em conta o áudio a produzir. 5. Desenvolver projetos multimédia integrados, tendo em conta o produto a realizar e o público­alvo a atingir. 6. Desenvolver e programar aplicações multimédia para offline, utilizando software de autor e o setup de gravação digital; 7. Programar, editar e disponibilizar páginas para a internet, utilizando software de edição HTML. 8. Desenvolver um guião multimédia, de forma a estabelecer o percurso do projeto, o desenvolvimento da sinopse e a execução do storyboard. 9. Executar o produto multimédia final, desenvolvendo o design e a programação estabelecida no guião do projeto e os diversos elementos multimédia, nomeadamente, imagens, textos e animações. 10. Apresentar o projeto multimédia realizado, a fim de o promover junto do público-alvo ou de o defender no contacto direto com o cliente.




Conhecimentos


1. Noções de: - Direito de autor e multimédia - Algoritmia - Desenho técnico 2. Conhecimentos de: - Legislação aplicada à atividade profissional - Hardware e sistemas operativos para multimédia - Design de comunicação gráfica - Programação de produtos multimédia 3. Conhecimentos aprofundados de: - Aplicações informáticas e de multimédia - Projeto de design - Design de multimédia - Técnicas de captação e tratamento de imagens - Técnicas de captação e edição de som - Técnicas de animação - Técnicas de edição bitmap - Técnicas de edição 3D - Comunicação visual e abordagem da gestalt - Técnicas de comunicação interpessoal e institucional - Técnicas de programação em multimédia - Técnicas de construção de páginas web - Técnicas de construção de base de dados para a Internet - Técnicas de desenvolvimento de sistemas de autor - Processo de desenvolvimento de um projeto multimédia - Média e tecnologias emergentes




Aptidões


1. Identificar e selecionar os diferentes equipamentos e aplicações multimédia. 2. Preparar e selecionar os equipamentos e tecnologias para multimédia, em função dos objetivos pretendidos e dos produtos multimédia a desenvolver. 3. Utilizar os equipamentos e tecnologias para multimédia de acordo com os produtos a desenvolver. 4. Selecionar as técnicas de captação e tratamento de imagens em função dos produtos multimédia a desenvolver. 5. Selecionar as técnicas de captação e edição de som em função dos produtos multimédia a desenvolver. 6. Aplicar as técnicas de captação, tratamento e edição de imagens fixas. 7. Aplicar as técnicas de captação e edição de imagens animadas. 8. Aplicar as técnicas de captação e edição de som. 9. Aplicar as técnicas de animação em 2D e 3D. 10. Aplicar as técnicas de programação em multimédia. 11. Aplicar as técnicas de construção de páginas web. 12. Aplicar as técnicas de construção de base de dados para a Internet. 13. Utilizar as técnicas de construção de aplicações multimédia para offline. 14. Aplicar as técnicas de organização e desenvolvimento de um projeto multimédia. 15. Aplicar as técnicas de construção de um guião multimédia. 16. Aplicar o regime jurídico específico às obras digitais, offline e online. 17. Aplicar os princípios de design de comunicação gráfica na conceção de produtos multimédia. 18. Programar por objetos para a Web, criando páginas dinâmicas do lado servidor e desenvolvendo aplicações para internet/intranet com acesso a banco de dados. 19. Identificar e selecionar uma equipa multimédia adequada à conceção do produto final a realizar.




Atitudes


1. Sentido de criatividade técnica e artística. 2. Sentido estético. 3. Trabalhar em equipa. 4. Facilitar o relacionamento com interlocutores diferenciados. 5. Demonstrar capacidade de iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações imprevistas. 6. Demonstrar capacidade de adaptação à evolução das tecnologias.