
MULTIMÉDIA
PERFIL PROFISSIONAL
1. Criar e tratar sons e imagens, fixas e animadas, para incorporar em produtos multimédia, utilizando programas informáticos específicos.
2. Desenvolver animações a 2 e 3 dimensões (2D e 3D) através de processos de modelagem e rendering, utilizando as ferramentas informáticas adequadas.
3. Captar e editar imagens animadas em plataforma digital, utilizando o equipamento e software adequados, tendo em conta o projeto de vídeo a desenvolver.
4.Captar e editar som em plataforma digital, utilizando o equipamento, software e fontes sonoras prégravadas apropriados, tendo em conta o áudio a produzir.
5. Desenvolver projetos multimédia integrados, tendo em conta o produto a realizar e o públicoalvo a atingir.
6. Desenvolver e programar aplicações multimédia para offline, utilizando software de autor e o setup de gravação digital;
7. Programar, editar e disponibilizar páginas para a internet, utilizando software de edição HTML.
8. Desenvolver um guião multimédia, de forma a estabelecer o percurso do projeto, o desenvolvimento da sinopse e a execução do storyboard.
9. Executar o produto multimédia final, desenvolvendo o design e a programação estabelecida no guião do projeto e os diversos elementos multimédia, nomeadamente, imagens, textos e animações.
10. Apresentar o projeto multimédia realizado, a fim de o promover junto do público-alvo ou de o defender no contacto direto com o cliente.
1. Noções de:
- Direito de autor e multimédia
- Algoritmia
- Desenho técnico
2. Conhecimentos de:
- Legislação aplicada à atividade profissional
- Hardware e sistemas operativos para multimédia
- Design de comunicação gráfica
- Programação de produtos multimédia
3. Conhecimentos aprofundados de:
- Aplicações informáticas e de multimédia
- Projeto de design
- Design de multimédia
- Técnicas de captação e tratamento de imagens
- Técnicas de captação e edição de som
- Técnicas de animação
- Técnicas de edição bitmap
- Técnicas de edição 3D
- Comunicação visual e abordagem da gestalt
- Técnicas de comunicação interpessoal e institucional
- Técnicas de programação em multimédia
- Técnicas de construção de páginas web
- Técnicas de construção de base de dados para a Internet
- Técnicas de desenvolvimento de sistemas de autor
- Processo de desenvolvimento de um projeto multimédia
- Média e tecnologias emergentes
1. Identificar e selecionar os diferentes equipamentos e aplicações multimédia.
2. Preparar e selecionar os equipamentos e tecnologias para multimédia, em função dos objetivos pretendidos e dos produtos multimédia a desenvolver.
3. Utilizar os equipamentos e tecnologias para multimédia de acordo com os produtos a desenvolver.
4. Selecionar as técnicas de captação e tratamento de imagens em função dos produtos multimédia a desenvolver.
5. Selecionar as técnicas de captação e edição de som em função dos produtos multimédia a desenvolver.
6. Aplicar as técnicas de captação, tratamento e edição de imagens fixas.
7. Aplicar as técnicas de captação e edição de imagens animadas.
8. Aplicar as técnicas de captação e edição de som.
9. Aplicar as técnicas de animação em 2D e 3D.
10. Aplicar as técnicas de programação em multimédia.
11. Aplicar as técnicas de construção de páginas web.
12. Aplicar as técnicas de construção de base de dados para a Internet.
13. Utilizar as técnicas de construção de aplicações multimédia para offline.
14. Aplicar as técnicas de organização e desenvolvimento de um projeto multimédia.
15. Aplicar as técnicas de construção de um guião multimédia.
16. Aplicar o regime jurídico específico às obras digitais, offline e online.
17. Aplicar os princípios de design de comunicação gráfica na conceção de produtos multimédia.
18. Programar por objetos para a Web, criando páginas dinâmicas do lado servidor e desenvolvendo aplicações para internet/intranet com acesso a banco de dados.
19. Identificar e selecionar uma equipa multimédia adequada à conceção do produto final a realizar.
1. Sentido de criatividade técnica e artística.
2. Sentido estético.
3. Trabalhar em equipa.
4. Facilitar o relacionamento com interlocutores diferenciados.
5. Demonstrar capacidade de iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações imprevistas.
6. Demonstrar capacidade de adaptação à evolução das tecnologias.




