FOTOGRAFIA
PERFIL PROFISSIONAL
T3
(duração 1 ano)
fotografia_logo.png

O que faz?


1. Analisar os enquadramentos, a iluminação, os cenários, o equipamento e os processos fotográficos de captação de imagens adequados às situações, objetos e pessoas, em consonância com a área da fotografia a que se destinam. 2. Captar e registar imagens animadas e fixas, no estúdio e no exterior, utilizando os equipamentos fotográficos adequados. 3. Efetuar operações de revelação de película fotográfica P/B e sua impressão em papel fotográfico P/B, em laboratório, utilizando as técnicas e equipamentos adequados. 4. Efetuar tratamento digital de imagens, aplicando técnicas de pós-produção fotográfica para alterar, corrigir e compor as imagens fotográficas, utilizando os programas e as ferramentas de edição adequados. 5. Criar e organizar o arquivo de imagens fotográficas em diferentes suportes documentais e promover a sua divulgação.




Conhecimentos


1. Noções de: - Física e Química. - Ótica. - Gestão de equipas. - Semiologia. - Normas de segurança e saúde no trabalho e de proteção ambiental aplicadas à atividade profissional. 2. Conhecimentos de: - Legislação aplicada à atividade profissional. - Comunicação visual. - História da fotografia. - Estética e funções autorais em fotografia. - Tecnologias, equipamentos e materiais fotográficos. - Técnicas de escrita jornalística. - Planificação e organização de exposições. - Orçamentação de trabalhos fotográficos. - Mercado fotográfico nas suas diversas vertentes. - Comunicação e relações interpessoais. 3. Conhecimentos aprofundados de: - Câmaras fotográficas analógicas e digitais. - Tipologias, utilização e manutenção de equipamentos e ferramentas específicas da atividade. - Técnicas de captação de imagens. - Técnicas de iluminação natural e artificia. - Software de edição e pós produção fotográfica. - Técnicas de tratamento e edição de imagens fotográficas. - Técnicas e processos de ampliação e revelação de fotografia a P/B. - Processos de impressão de imagens. - Técnicas de organização, arquivo e divulgação de imagens.




Aptidões


1. Selecionar e preparar o equipamento fotográfico em função dos objetivos pretendidos. 2. Selecionar e pesquisar enquadramentos e cenários para captação de imagens, tendo em conta o alvo de recolha de imagem. 3. Identificar e selecionar equipas adequadas à produção do tipo de trabalho fotográfico a realizar. 4. Selecionar e aplicar diferentes técnicas de captação e registo de imagens em função da imagem a recolher. 5. Selecionar e utilizar iluminação natural e/ ou artificial e seus acessórios em estúdio e em exterior, em função do resultado pretendido. 6. Selecionar e operar os vários tipos de objetivas, a escala de velocidades, a escala de diafragmas e os filtros adequados de acordo com as necessidades de utilização. 7. Aplicar técnicas de iluminação, natural e artificial, tendo em conta o tempo de exposição, intensidade da luz e os contrastes pretendidos. 8. Fotografar pessoas para retrato e books em estúdio e em exterior. 9. Produzir fotografias de pessoas, produtos e objetos variados para moda, catálogos, editoriais de moda e campanhas publicitárias. 10. Fotografar arquitetura, paisagens naturais, urbanas e industriais. 11. Efetuar trabalhos de fotorreportagem, documentários, curtas-metragens fotográficas e vídeos fotográficos. 12. Efetuar um projeto fotográfico de autor. 13. Utilizar as técnicas, os equipamentos e os produtos adequados às ampliações, revelações e impressões fotográficas a P/B e a cores. 14. Utilizar software de pós-produção fotográfica para corrigir, alterar e compor imagens fotográficas. 15. Remover imperfeições das imagens, eliminando poeiras, riscos e manchas a fim de garantir a qualidade da imagem. 16. Efetuar alterações na cor das imagens, corrigindo, nomeadamente, parâmetros de brilho, luminosidade e contraste. 17. Efetuar alterações na forma das imagens, acrescentando, eliminando e modificando os seus elementos de acordo com o objetivo pretendido. 18. Aplicar as técnicas de organização, arquivo e divulgação de imagens fotográficas. 19. Aplicar as normas de ambiente, segurança e saúde no exercício da sua atividade profissional.




Atitudes


1. Demonstrar sentido de responsabilidade e ética profissional. 2. Revelar capacidade de iniciativa, criatividade, sentido estético e espírito crítico. 3. Demonstrar boa memória visual e sentido de observação. 4. Trabalhar em equipa, estabelecendo relações interpessoais e resolvendo situações imprevistas. 5. Demonstrar capacidade de planeamento e organização do trabalho. 6. Resolver problemas técnicos 7. Adaptar-se à evolução dos materiais, equipamentos e tecnologias. 8. Adaptar-se a diferentes realidades e meios culturais e ambientais.