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MARKETING E PUBLICIDADE
PERFIL PROFISSIONAL

O que faz?


1. Acompanhar as tendências do mercado nacional e internacional. 2. Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização. 3. Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré-estabelecidos/definidos. 4. Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação. 5. Participar na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades. 6. Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização. 7. Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização. 8. Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção; 9. Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social. 10. Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais.




Conhecimentos


1. Noções de: - Evolução e história do marketing. - Etapas de comercialização. - Dinâmica dos mercados. - Diferentes abordagens de mercado. - Legislação específica da atividade. - Marketing Internacional. - Teorias e modelos inerentes ao processo comunicacional. - Opinião pública e conceitos conexos. - Mecanismos para a formação de opinião. - Oratória e retórica. - Cultura organizacional. - Comunicação de crise. - Ética e deontologia. - História da publicidade. - Novas formas de publicidade. - História da imagem. - Desenho vetorial. - Pós-Produção gráfica. - Pós-produção audiovisual. - Técnica fotográfica e videográfica. - Guionismo técnico. - Conceção gráfica e maquetização. 2. Conhecimentos aprofundados de: - Funções do marketing e do gestor de marketing. - Micro e macro envolvente. - Posicionamento de mercado. - Comportamento do consumidor. - Desenvolvimento de políticas de mix de serviços – política dos 7 P’s. - Customer Relationship Management (CRM). - Internet como ferramenta do marketing. - E-business/e-commerce/marketing internacional. - Marketing digital e global. - Novas tendências do marketing. - Marketing operacional. - Merchandising. - Marketing direto. - Gestão e avaliação da força de vendas. - Orçamentação. - Marketing social. - Responsabilidade social. - Processo de comunicação institucional. - Ações e instrumentos de relações públicas. - Comunicação institucional e empresarial. - Estruturas de divulgação como meios de comunicação e imagem. - Plano estratégico de comunicação. - Criatividade no âmbito profissional e pessoal. - Estratégias publicitárias em contextos sociais. - Áreas de produção de um trabalho gráfico e géneros e processos de edição. - Design - comunicação e multimédia. - Linha gráfica e de produtos. - Marketing estratégico e operacional. - Estudos de mercado. - Segmentação de mercados. - Marketing-mix. - Tipos de serviços. - Etapas do desenvolvimento do plano operacional de marketing. - Campanhas de comunicação institucional. - Comunicação interna, externa e integrada. - Técnicas de expressão oral. - Publicidade como variável do mix da comunicação. - Métodos e técnicas de criação publicitária. - Processo de decisão de compra. - Papel da comunicação nas organizações. - Campanha publicitária. - Imagem corporativa.




Aptidões


1. Aplicar técnicas de produção de fotografia. 2. Aplicar técnicas de produção de vídeo. 3. Elaborar storyboard. 4. Definir e criar parâmetros de conceção gráfica e estilos de grafismos pessoais e contemporâneos. 5. Realizar maquetas. 6. Executar desenho vetorial. 7. Colaborar na elaboração e interpretação de estudos de mercado. 8. Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização. 9. Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré-estabelecidos/definidos 10. Aplicar técnicas de comunicação dirigidas a diferentes públicos. 11. Identificar diferentes públicos, tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades. 12. Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização. 13. Aplicar técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização. 14. Aplicar técnicas de elaboração de planos de media. 15. Elaborar dossiês de produção para um produto audiovisual. 16. Aplicar técnicas de criação e tratamento de imagens matriciais utilizando ferramentas informáticas. 17. Aplicar técnicas de avaliação financeira de um projeto. 18. Efetuar um plano orçamental. 19. Aplicar técnicas de divulgação para angariação de apoios e patrocínios. 20. Aplicar os vários suportes e estratégias de planeamento de meios na análise do público-alvo para cumprimento de objetivos específicos na criação publicitária. 21. Aplicar métodos e técnicas de criação publicitária. 22. Aplicar técnicas de conceção, produção e seleção dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia. 23. Utilizar as ferramentas digitais e tecnológicas ao nível da comunicação e do marketing. 24. Elaborar materiais gráficos e sinalética para as organizações.




Atitudes


1. Demonstrar autonomia e responsabilidade. 2. Demonstrar capacidade de iniciativa na resolução de situações concretas. 3. Demonstrar capacidade de organização. 4. Apresentar espírito crítico e hábitos de tolerância e de cooperação. 5. Trabalhar em equipa. 6. Demonstrar capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal. 7. Demonstrar capacidade de argumentação, respeitando as ideias dos outros. 8. Manifestar criatividade e abertura à mudança e inovação. 9. Demonstrar capacidade de adaptação a diferentes situações e contextos. 10. Demonstrar capacidade de sigilo e espírito de rigor. 11. Revelar capacidade de gerir prioridades. 12. Desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social.