ANIMADOR SOCIOCULTURAL
PERFIL PROFISSIONAL

1. Diagnosticar e analisar, em equipas técnicas multidisciplinares, situações de risco e áreas de intervenção sob as quais atuar, relativas ao grupo alvo e ao seu meio envolvente.
2. Observar e recolher informação, através de instrumentos vários, sobre a comunidade, o grupo e o indivíduo;
3. Despistar situações de risco, encaminhando-as para as equipas técnicas especializadas.
4. Planear e implementar, em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção sócio-comunitária.
5. Planear, organizar e avaliar atividades de caráter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicílio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interação social.
6. Conceber os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades de animação (fantoches, gigantones, esculturas, trabalhos de cerâmica, máscaras, adereços e pinturas).
7. Desenvolver atividades diversas, nomeadamente ateliers, visitas a museus e exposições, encontros desportivos, culturais e recreativos, encontros intergeracionais, atividades de expressão corporal, leitura de contos e poemas, trabalhos manuais, com posterior exposição dos trabalhos realizados, culinária, passeios ao ar livre.
8. Promover a integração grupal e social e envolver as famílias nas atividades desenvolvidas, fomentando a sua participação.
9. Fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade articulando a sua intervenção com os atores institucionais nos quais o grupo alvo/indivíduo se insere.
10. Acompanhar as alterações que se verifiquem na situação dos clientes/utilizadores e que afetem o seu bem-estar.
11. Elaborar relatórios de atividades.
1. Noções de:
- Política social.
- Gerontologia.
- Tecnologias da informação.
2. Conhecimentos de:
- Expressão corporal, dramática, musical e plástica.
- Psicopatologia da adolescência e da juventude.
- Educação física, desporto e equipamentos desportivos.
3. Conhecimentos aprofundados de:
- Técnicas de animação.
- Intervenção comunitária.
- Animação e intervenção social.
- Artes e atividades recreativas.
- Psicologia.
- Sociologia.
- Psicossociologia.
1. Ler e interpretar diagnósticos sociais da comunidade e relatórios psicológicos e sociais dos clientes/ utilizadores, ou programas de animação identificando as principais áreas de intervenção.
2. Utilizar técnicas de observação, entrevistas e questionários.
3. Identificar e selecionar as técnicas e práticas de animação tendo em conta o tipo de programas de animação, e as caráterísticas dos clientes/ utilizadores, dos grupos e das comunidades e os objetivos que pretende atingir.
4. Identificar os recursos necessários para a concretização de projetos de intervenção sócio-comunitária e de animação.
5. Identificar as necessidades e as motivações individuais e do grupo.
6. Incentivar os clientes/utilizadores a organizarem a sua vida no seu meio envolvente e a integrarem-se na sociedade, participando ativamente, construindo o seu projeto de vida e demonstrando através da realização de diversas atividades quais as capacidades e competências de cada um.
7. Sensibilizar e envolver a comunidade no acompanhamento deste tipo de grupos, de forma a fomentar a sua integração.
8. Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas, fomentando a sua participação.
9. Despistar situações de risco, encaminhando-o para as equipas técnicas especializadas.
10. Selecionar, organizar, sistematizar e manter atualizada informação relativa às atividades desenvolvidas.
1. Trabalhar em equipas multidisciplinares.
2. Adaptar-se às diferenças individuais, situacionais e socioculturais e a ambientes diversos.
3. Comunicar de forma clara, precisa, persuasiva e assertiva.
4. Estabelecer relações interpessoais empáticas.
5. Demonstrar autonomia e criatividade na resolução das situações.
6. Motivar e valorizar os clientes/ utilizadores.
7. Demonstrar estabilidade emocional e auto-controlo.
8. Gerir conflitos.
9. Demonstrar segurança e confiança.
10. Demonstrar capacidade de observação.
11. Demonstrar persistência na sua atividade profissional.
12. Demonstrar compreensão e sensibilidade.
13. Lidar com situações de insucesso e dar valor aos pequenos progressos.
14. Adaptar-se a situações imprevistas.
15. Estabelecer relações de cooperação dentro de equipas multidisciplinares.
16. Agir em conformidade com as normas de higiene e segurança no trabalho.










