ANIMADOR SOCIOCULTURAL
PERFIL PROFISSIONAL
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O que faz?


1. Diagnosticar e analisar, em equipas técnicas multidisciplinares, situações de risco e áreas de intervenção sob as quais atuar, relativas ao grupo alvo e ao seu meio envolvente. 2. Observar e recolher informação, através de instrumentos vários, sobre a comunidade, o grupo e o indivíduo; 3. Despistar situações de risco, encaminhando-as para as equipas técnicas especializadas. 4. Planear e implementar, em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção sócio-comunitária. 5. Planear, organizar e avaliar atividades de caráter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicílio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interação social. 6. Conceber os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades de animação (fantoches, gigantones, esculturas, trabalhos de cerâmica, máscaras, adereços e pinturas). 7. Desenvolver atividades diversas, nomeadamente ateliers, visitas a museus e exposições, encontros desportivos, culturais e recreativos, encontros intergeracionais, atividades de expressão corporal, leitura de contos e poemas, trabalhos manuais, com posterior exposição dos trabalhos realizados, culinária, passeios ao ar livre. 8. Promover a integração grupal e social e envolver as famílias nas atividades desenvolvidas, fomentando a sua participação. 9. Fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade articulando a sua intervenção com os atores institucionais nos quais o grupo alvo/indivíduo se insere. 10. Acompanhar as alterações que se verifiquem na situação dos clientes/utilizadores e que afetem o seu bem-estar. 11. Elaborar relatórios de atividades.




Conhecimentos


1. Noções de: - Política social. - Gerontologia. - Tecnologias da informação. 2. Conhecimentos de: - Expressão corporal, dramática, musical e plástica. - Psicopatologia da adolescência e da juventude. - Educação física, desporto e equipamentos desportivos. 3. Conhecimentos aprofundados de: - Técnicas de animação. - Intervenção comunitária. - Animação e intervenção social. - Artes e atividades recreativas. - Psicologia. - Sociologia. - Psicossociologia.




Aptidões


1. Ler e interpretar diagnósticos sociais da comunidade e relatórios psicológicos e sociais dos clientes/ utilizadores, ou programas de animação identificando as principais áreas de intervenção. 2. Utilizar técnicas de observação, entrevistas e questionários. 3. Identificar e selecionar as técnicas e práticas de animação tendo em conta o tipo de programas de animação, e as caráterísticas dos clientes/ utilizadores, dos grupos e das comunidades e os objetivos que pretende atingir. 4. Identificar os recursos necessários para a concretização de projetos de intervenção sócio-comunitária e de animação. 5. Identificar as necessidades e as motivações individuais e do grupo. 6. Incentivar os clientes/utilizadores a organizarem a sua vida no seu meio envolvente e a integrarem-se na sociedade, participando ativamente, construindo o seu projeto de vida e demonstrando através da realização de diversas atividades quais as capacidades e competências de cada um. 7. Sensibilizar e envolver a comunidade no acompanhamento deste tipo de grupos, de forma a fomentar a sua integração. 8. Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas, fomentando a sua participação. 9. Despistar situações de risco, encaminhando-o para as equipas técnicas especializadas. 10. Selecionar, organizar, sistematizar e manter atualizada informação relativa às atividades desenvolvidas.




Atitudes


1. Trabalhar em equipas multidisciplinares. 2. Adaptar-se às diferenças individuais, situacionais e socioculturais e a ambientes diversos. 3. Comunicar de forma clara, precisa, persuasiva e assertiva. 4. Estabelecer relações interpessoais empáticas. 5. Demonstrar autonomia e criatividade na resolução das situações. 6. Motivar e valorizar os clientes/ utilizadores. 7. Demonstrar estabilidade emocional e auto-controlo. 8. Gerir conflitos. 9. Demonstrar segurança e confiança. 10. Demonstrar capacidade de observação. 11. Demonstrar persistência na sua atividade profissional. 12. Demonstrar compreensão e sensibilidade. 13. Lidar com situações de insucesso e dar valor aos pequenos progressos. 14. Adaptar-se a situações imprevistas. 15. Estabelecer relações de cooperação dentro de equipas multidisciplinares. 16. Agir em conformidade com as normas de higiene e segurança no trabalho.