top of page

ITAP recebe Selo de Qualidade

O Instituto Técnico e Artístico Profissional de Coimbra (ITAP) foi certificado com o Selo de Conformidade EQAVET – Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação de Profissionais para 3 anos, o período máximo de certificação possível.


O selo é atribuído pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e vem reconhecer o projeto educativo do ITAP como cumpridor das melhores práticas de qualidade a nível europeu.


O EQAVET é um instrumento que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de Ensino e Formação Profissional (EFP). Deste modo, são realizados regularmente processos de monitorização nos quais a qualidade das práticas de gestão é avaliada. Esta avaliação é sustentada através de indicadores que garantem a qualidade dos sistemas e operadores de EFP.


O processo de certificação iniciado pelo ITAP teve origem na recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu, que constitui o EQAVET. Este processo foi iniciado no ITAP no ano letivo 2019/2020 e teve a sua conclusão com a visita dos peritos in loco no mês de janeiro de 2021 para realizar uma auditoria. Todo este processo foi também cofinanciado a 100% pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH), no valor de 16 500€. As ações a serem desenvolvidas passam pelo planeamento, a operacionalização, a avaliação e a revisão das metodologias pela equipa responsável.


Com uma taxa de colocação do mercado de trabalho de mais de 50% e com quase metade dos alunos a prosseguirem os estudos, o ITAP, escola profissional detida pela empresa municipal Prodeso, E.M., cuja sócia única é a Câmara Municipal de Coimbra, é uma escola de referência no ensino profissional na zona de Coimbra, sendo uma das poucas com oferta de Cursos de Educação e Formação (CEF) no concelho. A taxa de satisfação dos empregadores face a diplomados empregados é de 100%, o que deixa o ITAP com grande orgulho nos seus alunos e na aprendizagem durante a sua passagem pela escola.


Este resultado tão positivo é consequência de um processo de melhoria no ITAP, que envolveu todos os stakeholders: a gestão da escola, alunos, professores, pessoal não docente, encarregados de educação envolvidos na vida escolar, assim como algumas entidades parceiras como a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima de Coimbra (APAV) e a Associação de Apoio à Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), a título de exemplo.


O ITAP assume como missão, para além de proporcionar a aquisição de conhecimentos aos seus alunos, o desenvolvimento de competências com o objetivo que estes se tornem agentes de mudança, respeitando sempre os valores da cidadania.


A atribuição do selo EQAVET vem reforçar o compromisso do ITAP enquanto comunidade escolar em continuar o seu trabalho e dedicação à melhoria contínua da formação não só dos jovens, mas também da relação entre os variados stakeholders.




70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page