CUIDADOR DE CRIANÇAS E JOVENS
PERFIL PROFISSIONAL

O QUE FAZ?​

  1. Colaborar na execução de atividades e tarefas diárias a desenvolver com as crianças e jovens nos diferentes contextos de atuação.

  2. Colaborar com o/a responsável pelas atividades lúdico-pedagógicas, na sua execução, em função das temáticas e dos conteúdos a desenvolver.

  3. Vigiar, acompanhar e apoiar crianças e jovens, no desenvolvimento e realização das atividades programadas, garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos.

  4. Organizar refeições, bem como apoiar crianças e jovens durante o período de refeições.

  5. Acompanhar e apoiar crianças e jovens nas atividades de higiene pessoal.

  6. .Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem como dos materiais utilizados.

  7. Detetar e informar quem exerce as responsabilidades parentais, de eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento ou outros respeitantes às rotinas diárias das crianças e dos jovens.

  8. Registar e reportar superiormente ocorrências.

QUE COMPETÊNCIAS TEM?

Conhecimentos

  1. Noções de:

    1. Promoção dos direitos e proteção de crianças e jovens – Enquadramento legal

    2. Desenvolvimento de crianças e jovens

    3. Problemas de desenvolvimento e sinais de alerta

    4. Processo de socialização da criança e do jovem

    5. Comportamentos disfuncionais

    6. Modelos e espaços pedagógicos

  2. Conhecimentos de:

    1. Ética e deontologia profissional

    2. Sistema Nacional de Intervenção Precoce

    3. Respostas sociais e educativas para crianças e jovens

    4. Normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde e de proteção do ambiente.

    5. Planificação e desenvolvimento de atividades de tempos livres

    6. Planificação e desenvolvimento de atividades de animação

    7. Planificação e desenvolvimento de atividades artísticas

    8. Planificação e desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas

    9. Comportamentos e hábitos alimentares

    10. Comportamentos e hábitos de higiene

    11. Cuidados de saúde primários.

    12. Técnicas de animação para crianças e jovens

    13. Técnicas de comunicação e de relacionamento com crianças e jovens

    14. Organização, manutenção e higiene de materiais, equipamentos e espaços

    15. Primeiros socorros

    16. Prevenção de acidentes e segurança de crianças e jovens

Aptidões

  1. Aplicar técnicas de animação e dinamização para crianças e jovens

  2. Aplicar técnicas de planificação e programação de atividades para crianças e jovens

  3. Aplicar as técnicas de desenvolvimento de atividades para crianças e jovens

  4. Identificar os principais problemas de saúde da criança e do jovem

  5. Aplicar medidas de prevenção e atuação em caso de doença

  6. Identificar sinais de alarme no desenvolvimento de crianças e jovens

  7. Aplicar técnicas de planificação e desenvolvimento de atividades artísticas

  8. Participar na planificação de atividades pedagógicas para crianças e jovens

  9. Aplicar técnicas de promoção do bem-estar e segurança de crianças e jovens

  10. Aplicar técnicas de apoio ao desenvolvimento de rotinas e regras de acordo com o desenvolvimento de cada criança e jovem

  11. Aplicar técnicas de preparação de alimentos, bem como técnicas de acompanhamento e apoio a crianças e jovens durante o período de refeições

  12. Aplicar técnicas de acompanhamento e de apoio a crianças e jovens no desenvolvimento das atividades de higiene pessoal

  13. Interpretar os sinais e códigos não-verbais de crianças e jovens nos diferentes contextos da comunicação

  14. Aplicar os cuidados de saúde primários para crianças e jovens.

  15. Aplicar técnicas de higiene, manutenção e organização de materiais, equipamentos e espaços

  16. Identificar e reportar eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento da criança

Atitudes

  1. Respeitar os aspetos éticos e deontológicos da profissão

  2. Agir e fazer agir em conformidade com as normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde e de proteção do ambiente

  3. Demonstrar estabilidade emocional e autocontrolo

  4. Demonstrar segurança e confiança

  5. Revelar capacidade de observação

  6. Revelar compreensão e sensibilidade

  7. Comunicar de forma clara, precisa, persuasiva e assertiva

  8. Estabelecer relações interpessoais empáticas

  9. Trabalhar em equipa

  10. Gerir conflitos

  11. Adaptar-se à criança ou ao jovem e à sua família

  12. Motivar as crianças e jovens para as atividades planeadas

  13. Promover hábitos adequados de alimentação e de higiene pessoa

  14. Promover regras sociais de conduta

  15. Estimular a autonomia nas crianças e jovens