MULTIMÉDIA
PERFIL PROFISSIONAL

O QUE FAZ?​

  1. Criar e tratar sons e imagens, fixas e animadas, para incorporar em produtos multimédia, utilizando programas informáticos específicos.

  2. Desenvolver animações a 2 e 3 dimensões (2D e 3D) através de processos de modelagem e rendering, utilizando as ferramentas informáticas adequadas.

  3. Captar e editar imagens animadas em plataforma digital, utilizando o equipamento e software adequados, tendo em conta o projeto de vídeo a desenvolver.

  4. Captar e editar som em plataforma digital, utilizando o equipamento, software e fontes sonoras pré­gravadas apropriados, tendo em conta o áudio a produzir.

  5. Desenvolver projetos multimédia integrados, tendo em conta o produto a realizar e o público­alvo a atingir.

  6. Desenvolver e programar aplicações multimédia para offline, utilizando software de autor e o setup de gravação digital;

  7. Programar, editar e disponibilizar páginas para a internet, utilizando software de edição HTML.

  8. Desenvolver um guião multimédia, de forma a estabelecer o percurso do projeto, o desenvolvimento da sinopse e a execução do storyboard.

  9. Executar o produto multimédia final, desenvolvendo o design e a programação estabelecida no guião do projeto e os diversos elementos multimédia, nomeadamente, imagens, textos e animações.

  10. Apresentar o projeto multimédia realizado, a fim de o promover junto do público-alvo ou de o defender no contacto direto com o cliente.

QUE COMPETÊNCIAS TEM?

Conhecimentos

  1. Noções de:

    1. Direito de autor e multimédia

    2. Algoritmia

    3. Desenho técnico

  2. Conhecimentos de:

    1. Legislação aplicada à atividade profissional

    2. Hardware e sistemas operativos para multimédia

    3. Design de comunicação gráfica

    4. Programação de produtos multimédia

  3. Conhecimentos aprofundados de:

    1. Aplicações informáticas e de multimédia

    2. Projeto de design

    3. Design de multimédia

    4. Técnicas de captação e tratamento de imagens

    5. Técnicas de captação e edição de som

    6. Técnicas de animação

    7. Técnicas de edição bitmap

    8. Técnicas de edição 3D

    9. Comunicação visual e abordagem da gestalt

    10. Técnicas de comunicação interpessoal e institucional

    11. Técnicas de programação em multimédia

    12. Técnicas de construção de páginas web

    13. Técnicas de construção de base de dados para a Internet

    14. Técnicas de desenvolvimento de sistemas de autor

    15. Processo de desenvolvimento de um projeto multimédia

    16. Média e tecnologias emergentes

Aptidões

  1. Identificar e selecionar os diferentes equipamentos e aplicações multimédia.

  2. Preparar e selecionar os equipamentos e tecnologias para multimédia, em função dos objetivos pretendidos e dos produtos multimédia a desenvolver.

  3. Utilizar os equipamentos e tecnologias para multimédia de acordo com os produtos a desenvolver.

  4. Selecionar as técnicas de captação e tratamento de imagens em função dos produtos multimédia a desenvolver.

  5. Selecionar as técnicas de captação e edição de som em função dos produtos multimédia a desenvolver.

  6. Aplicar as técnicas de captação, tratamento e edição de imagens fixas.

  7. Aplicar as técnicas de captação e edição de imagens animadas.

  8. Aplicar as técnicas de captação e edição de som.

  9. Aplicar as técnicas de animação em 2D e 3D.

  10. Aplicar as técnicas de programação em multimédia.

  11. Aplicar as técnicas de construção de páginas web.

  12. Aplicar as técnicas de construção de base de dados para a Internet.

  13. Utilizar as técnicas de construção de aplicações multimédia para offline.

  14. Aplicar as técnicas de organização e desenvolvimento de um projeto multimédia.

  15. Aplicar as técnicas de construção de um guião multimédia.

  16. Aplicar o regime jurídico específico às obras digitais, offline e online.

  17. Aplicar os princípios de design de comunicação gráfica na conceção de produtos multimédia.

  18. Programar por objetos para a Web, criando páginas dinâmicas do lado servidor e desenvolvendo aplicações para internet/intranet com acesso a banco de dados.

  19. Identificar e selecionar uma equipa multimédia adequada à conceção do produto final a realizar.

Atitudes

  1. Sentido de criatividade técnica e artística.

  2. Sentido estético.

  3. Trabalhar em equipa.

  4. Facilitar o relacionamento com interlocutores diferenciados.

  5. Demonstrar capacidade de iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações imprevistas.

  6. Demonstrar capacidade de adaptação à evolução das tecnologias.