MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS
PERFIL PROFISSIONAL

O QUE FAZ?​

  1. Analisar documentação técnica de sistemas mecânicos de automóveis pesados, nomeadamente, instruções técnicas do fabricante a fim de proceder à manutenção, ao diagnóstico de anomalias, a reparações e a ensaios.

  2. Proceder à manutenção, ao diagnóstico de anomalias e a reparações em motores de automóveis pesados, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.

    1. Verificar o funcionamento de motores de automóveis pesados, utilizando os equipamentos de diagnóstico adequados;

    2. Corrigir anomalias em motores, desmontando os seus componentes e efetuando operações de reparação ou substituição dos mesmos, utilizando as ferramentas e instrumentos adequados;

    3. Ensaiar os motores reparados, efetuando os testes adequados, com equipamentos de ensaio e/ou testes de estrada, a fim de comprovar o correto funcionamento dos mesmos.

  3. Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de direção, de suspensão, de travagem e de segurança ativa de automóveis pesados, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.

    1. Verificar o funcionamento e o estado de conservação dos diferentes componentes de sistemas de direção, de suspensão, de travagem e de segurança ativa, utilizando os equipamentos de diagnóstico adequados;

    2. Corrigir as anomalias dos sistemas de direção, de suspensão, de travagem e de segurança ativa, efetuando operações de reparação ou substituição de componentes, utilizando as ferramentas e os instrumentos adequados;

    3. Ensaiar os sistemas de direção, de suspensão, de travagem e de segurança ativa reparados, efetuando os testes adequados, com equipamentos de ensaio e/outestes de estrada, a fim de comprovar o correto funcionamento dos mesmos.

  4. Verificar o estado de conservação de jantes e pneus de automóveis pesados, diagnostica eventuais anomalias e proceder à substituição daqueles, utilizando as técnicas eprocedimentos adequados.

  5. Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de transmissão de automóveis pesados, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordocom a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.

    1. Verificar o funcionamento e o estado de conservação dos diferentes componentes de sistemas de transmissão, utilizando os equipamentos de diagnóstico adequados;

    2. Corrigir as anomalias dos sistemas de transmissão, efetuando operações de reparação ou substituição de componentes, utilizando as ferramentas e equipamentos adequados;

    3. Ensaiar os sistemas de transmissão reparados, efetuando os testes adequados, nomeadamente, em equipamentos de ensaio e/ou testes de estrada, a fim de comprovar o correto funcionamento dos mesmos.

  6. Proceder ao diagnóstico de anomalias em sistemas de ignição, de alimentação e de sobrealimentação e a reparações em sistemas de alimentação e de sobrealimentação de automóveis pesados, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.

    1. Verificar o funcionamento e o estado de conservação dos diferentes componentes de sistemas de ignição, de alimentação e de sobrealimentação, utilizando os equipamentos de diagnóstico adequados;

    2. Corrigir as anomalias dos sistemas de alimentação e de sobrealimentação, efetuando operações de reparação ou substituição de componentes, utilizando as ferramentas e instrumentos adequados;

    3. Ensaiar o funcionamento de sistemas de alimentação e de sobrealimentação reparados, efetuando os testes adequados, com equipamentos de ensaio, a fim de comprovar o correto funcionamento dos mesmos.

  7. Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de arrefecimento e de lubrificação de automóveis pesados, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.

    1. Verificar o funcionamento e o estado de conservação dos diferentes componentes de sistemas de arrefecimento e de lubrificação, utilizando os equipamentos de diagnóstico adequados;

    2. Corrigir as anomalias dos sistemas de arrefecimento e de lubrificação, efetuando operações de reparação ou de substituição de componentes, utilizando as ferramentas e instrumentos adequados;

    3. Ensaiar o funcionamento de sistemas de arrefecimento e de lubrificação reparados, efetuando os testes adequados, com equipamentos de ensaio, a fim de comprovar o correto funcionamento dos mesmos.

  8. Verificar o funcionamento e o estado de conservação dos diferentes componentes de sistemas de carga e de arranque de automóveis pesados e proceder ao diagnóstico de avarias e substituição de peças danificadas, utilizando as técnicas e procedimentos adequados.

  9. Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas hidráulicos e pneumáticos de automóveis pesados, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.

    1. Verificar o funcionamento e o estado de conservação dos diferentes componentes de sistemas hidráulicos e pneumáticos, utilizando os equipamentos de diagnóstico adequados;

    2. Corrigir as anomalias dos sistemas hidráulicos e pneumáticos, efetuando operações de reparação ou de substituição de componentes, utilizando as ferramentas e instrumentos adequados;

    3. Ensaiar o funcionamento de sistemas hidráulicos e pneumáticos reparados,efetuando os testes adequados, com equipamentos de ensaio, a fim de comprovar o correto funcionamento dos mesmos.

  10. Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de tomada de força de automóveis pesados, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.

    1. Verificar o funcionamento e o estado de conservação dos diferentes componentes de sistemas de tomada de força, utilizando os equipamentos de diagnóstico adequados;

    2. Corrigir as anomalias dos sistemas de tomada de força, efetuando operações de reparação ou de substituição de componentes, utilizando as ferramentas e instrumentos adequados;

    3. Ensaiar o funcionamento de sistemas de tomada de força reparados, efetuando os testes adequados, com equipamentos de ensaio, a fim de comprovar o corretofuncionamento dos mesmos.

  11. Proceder à limpeza e à lavagem de componentes e órgãos dos sistemas a reparar ou em reparação utilizando os procedimentos e produtos adequados e de acordo com as regras de proteção ambiental.

  12. Proceder à manutenção da sua área de trabalho, efetuando a conservação e limpeza de equipamentos, equipamentos e ferramentas utilizados no diagnóstico de avarias e na reparação de órgãos e sistemas de automóveis pesados.

    1. Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

QUE COMPETÊNCIAS TEM?

Conhecimentos

  1. Noções de:

    1. Língua inglesa ou outra língua estrangeira adequada à atividade.

    2. Desenho técnico (interpretação de esquemas de montagem de peças mecânicas e de componentes eléctricos).

    3. Matemática (cálculo aritmético, percentagens, proporções e equações simples).

    4. Electricidade (baterias, alternadores e circuitos eléctricos).

    5. Física e Química (matéria, combustão e mecânica).

    6. Electrónica (tecnologia dos órgãos de comando dos sistemas de automóveis pesados).

    7. Normas e padrões de qualidade.

    8. Proteção ambiental.

    9. Informática aplicada à atividade.

    10. Comunicação e relações interpessoais

  2. Conhecimentos de:

    1. Segurança, higiene e saúde aplicadas à atividade profissional.

    2. Normas técnicas (interpretação de instruções técnicas dos fabricantes).

    3. Metrologia (grandezas, processos de medição, padrões e tolerâncias).

    4. Tecnologia mecânica.

    5. Tecnologia dos materiais.

    6. Tecnologia dos equipamentos utilizados no diagnóstico de avarias em automóveis pesados.

    7. Tipos de equipamentos e ferramentas utilizadas na reparação de automóveis pesados.

  3. Conhecimentos aprofundados de:

    1. Constituição, funcionamento e regulação de motores de automóveis pesados.

    2. Constituição, funcionamento e regulação de sistemas de direção, de suspensão, de travagem e de segurança ativa de automóveis pesados.

    3. Constituição, funcionamento e regulação de sistemas de transmissão de automóveis pesados.

    4. Constituição, funcionamento e regulação de sistemas de ignição, de alimentação e de sobrealimentação de automóveis pesados.

    5. Constituição, funcionamento e regulação de sistemas de arrefecimento e de lubrificação de automóveis pesados.

    6. Constituição, funcionamento e regulação de sistemas de carga e de arranque de automóveis pesados.

    7. Constituição, funcionamento e regulação de sistemas hidráulicos e pneumáticos deautomóveis pesados.

    8. Constituição, funcionamento e regulação de sistemas de tomada de força de automóveis pesados.

    9. Processos de reparação e ensaio de motores de automóveis pesados.

    10. Processos de reparação e ensaio de sistemas de direção, de suspensão, de travagem e de segurança ativa de automóveis pesados.

    11. Processos de diagnóstico de anomalias e substituição de jantes e pneus de automóveis pesados.

    12. Processos de reparação e ensaio de sistemas de transmissão de automóveis pesados.

    13. Processos de reparação e ensaio de sistemas de alimentação e de sobrealimentação de automóveis pesados.

    14. Processos de reparação e ensaio de sistemas de arrefecimento e de lubrificação de automóveis pesados.

    15. Processos de diagnóstico de avarias e de substituição de componentes de sistemas de carga e arranque de automóveis pesados.

    16. Processos de reparação e ensaio de sistemas hidráulicos e pneumáticos de automóveis pesados.

    17. Processos de reparação e ensaio de sistemas de tomada de força de automóveis pesados.

Aptidões

  1. Interpretar esquemas e desenhos técnicos e utilizar manuais e outra documentação técnica dos diversos sistemas de automóveis pesados.

  2. Aplicar as normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde e de proteção ambiental respeitantes à atividade profissional.

  3. Identificar e utilizar os equipamentos de diagnóstico de avarias em sistemas de automóveis pesados.

  4. Identificar e utilizar os diversos tipos de equipamentos e ferramentas utilizados na reparação dos diversos sistemas de automóveis pesados.

  5. Identificar e reconhecer as características do funcionamento de motores de automóveis pesados.

  6. Utilizar os métodos e as técnicas adequadas à deteção de anomalias em motores de automóveis pesados.

  7. Aplicar as técnicas de reparação de motores de automóveis pesados.

  8. Utilizar as técnicas de ensaio de motores de automóveis pesados.

  9. Identificar e reconhecer as características do funcionamento de sistemas de direção, de suspensão, de travagem e de segurança ativa de automóveis pesados.

  10. Utilizar os métodos e as técnicas adequadas à deteção de anomalias em sistemas de direção, de suspensão, de travagem e de segurança ativa de automóveis pesados.

  11. Aplicar as técnicas de reparação de sistemas de direção, de suspensão, de travagem e de segurança ativa de automóveis pesados.

  12. Utilizar as técnicas de ensaio de sistemas de direção, de suspensão, de travagem e de segurança ativa de automóveis pesados.

  13. Utilizar os métodos e as técnicas adequados à deteção de anomalias em jantes e pneus de automóveis pesados.

  14. Aplicar as técnicas de substituição de jantes e pneus de automóveis pesados.

  15. Identificar as características e os princípios de funcionamento de sistemas de transmissão de automóveis pesados.

  16. Utilizar os métodos e as técnicas adequadas à deteção de anomalias de sistemas de transmissão de automóveis pesados.

  17. Aplicar as técnicas de reparação de sistemas de transmissão de automóveis pesados.

  18. Utilizar as técnicas de ensaio de sistemas de transmissão de automóveis pesados.

  19. Identificar as características e os princípios de funcionamento de sistemas de ignição, de alimentação e de sobrealimentação de automóveis pesados.

  20. Utilizar os métodos e as técnicas adequadas à deteção de anomalias de sistemas de alimentação e de sobrealimentação de automóveis pesados.

  21. Aplicar as técnicas de reparação de sistemas de alimentação e de sobrealimentação de automóveis pesados.

  22. Utilizar as técnicas de ensaio de sistemas de alimentação e de sobrealimentação de automóveis pesados.

  23. Identificar as características e os princípios de funcionamento de sistemas dearrefecimento e de lubrificação de automóveis pesados.

  24. Utilizar os métodos e as técnicas adequadas à deteção de anomalias de sistemas de arrefecimento e de lubrificação de automóveis pesados.

  25. Aplicar as técnicas de substituição de sistemas de arrefecimento e de lubrificação de automóveis pesados.

  26. Identificar as características e os princípios de funcionamento de sistemas de carga e de arranque de automóveis pesados.

  27. Utilizar os métodos e as técnicas adequadas à deteção de anomalias de sistemas de carga e de arranque de automóveis pesados.

  28. Aplicar as técnicas de reparação de sistemas de carga e de arranque de automóveis pesados.

  29. Identificar as características e os princípios de funcionamento de sistemas hidráulicos e pneumáticos de automóveis pesados.

  30. Utilizar os métodos e as técnicas adequadas à deteção de anomalias de sistemas hidráulicos e pneumáticos de automóveis pesados.

  31. Aplicar as técnicas de reparação de sistemas hidráulicos e pneumáticos de automóveis pesados.

  32. Utilizar as técnicas de ensaio de sistemas hidráulicos e pneumáticos de automóveis pesados.

  33. Identificar as características e os princípios de funcionamento de sistemas de tomada deforça de automóveis pesados.

  34. Utilizar os métodos e as técnicas adequadas à deteção de anomalias de sistemas de tomada de força de automóveis pesados.

  35. Aplicar as técnicas de reparação de sistemas de tomada de força de automóveis pesados.

  36. Utilizar as técnicas de ensaio de sistemas de tomada de força de automóveis pesados.

  37. Utilizar as técnicas e os produtos adequados à manutenção das condições de limpeza de componentes e órgãos dos sistemas de automóveis pesados.

  38. Utilizar as técnicas e os produtos adequados à manutenção das condições de limpeza da área de trabalho, das ferramentas e dos equipamentos utilizados.

  39. Utilizar a documentação técnica respeitante ao registo da atividade desenvolvida.

Atitudes

  1. Interagir com outros intervenientes no processo de diagnóstico de avarias e de reparaçãode automóveis pesados.

  2. Organizar a sua área de trabalho de forma a responder às solicitações do serviço.

  3. Integrar as normas e procedimentos de segurança, higiene, saúde e proteção do ambiente no exercício da sua atividade profissional.

  4. Assumir atitudes de responsabilidade no desempenho das suas atividades.

  5. Manter comportamentos assertivos nas relações com os outros.

  6. Colaborar na consecução dos objetivos definidos.

  7. Tomar iniciativa no sentido de encontrar soluções na resolução de problemas técnicos.

  8. Adaptar-se a novas tecnologias.